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Importância da simulação no treino de equipa para eventos críticos em obstetrícia: resultados da primeira fase do plano nacional de educação médica contínua
dc.contributor.author | Maio-Matos, F | |
dc.contributor.author | Sousa-Gomes, A | |
dc.contributor.author | Costa, FJ | |
dc.contributor.author | Santos-Silva, I | |
dc.contributor.author | Carvalhas, J | |
dc.date.accessioned | 2012-10-09T10:48:47Z | |
dc.date.available | 2012-10-09T10:48:47Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | As emergências obstétricas são eventos raros e inesperados. O modelo tradicional para a formação médica nestes eventos críticos apresenta limitações óbvias. Dada a variedade de competências técnicas e o ambiente de alto risco em que são aplicadas, a obstetrícia é uma especialidade que se adequa totalmente ao treino através de técnicas ou tecnologias aplicadas à Medicina ou Obstetrícia. Este modelo de aprendizagem constitui uma oportunidade para aprender e treinar competências técnicas simples e complexas, bem como a oportunidade para ensaiar e aprender com os erros, sem riscos para os doentes. Assim, elaborámos um estudo com o objectivo de avaliar a percepção dos formandos relativamente a quais os factores associados à falibilidade humana antes e após a formação clínica com simulação; comparar o nível de confiança para a resolução de situações emergentes obstétricas entre internos e especialistas com mais de 5 anos de experiência, antes e após uma acção formativa em gestão de eventos críticos de Obstetrícia; determinar o valor atribuído pelos formandos à simulação como instrumento formativo em cuidados emergentes. Nesta fase do programa, correspondente às 3 primeiras sessões formativas em gestão de eventos críticos de Obstetrícia, participaram 31 médicos. Após a acção formativa, verificaram-se alterações na percepção dos formandos relativamente a quais os factores associados à falibilidade humana, no nível de confiança para a resolução de situações emergentes obstétricas e no valor atribuído pelos formandos à simulação como recurso pedagógico. | por |
dc.identifier.citation | Acta Med Port. 2012;25(2):64-7. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.4/1446 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Anestesia Obstétrica | por |
dc.subject | Simulação Médica | por |
dc.subject | Ensino Médico Pós-Graduado | por |
dc.title | Importância da simulação no treino de equipa para eventos críticos em obstetrícia: resultados da primeira fase do plano nacional de educação médica contínua | por |
dc.title.alternative | The importance of simulation in team training on obstetric emergencies: results of the first phase of the national plan for continuous medical training | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |