Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Apresenta-se o caso clínico referente a uma doente com 17 anos de idade, portadora de artrite idiopática juvenil poliarticular, que apresentava uma anquilose da anca esquerda com um flexo de 35º e uma rigidez em extensão do joelho esquerdo de 20º. Por mecanismo compensatório, instalou-se progressivamento uma hiperlordose lombar, uma bacia oblíqua e um equinismo do pé homolateral. Apesar da terapêutica farmacológica e da instituição de um programa intenso de fisioterapia, verificou-se um agravamento progressivo das deformidades dolorosas da anca e do joelho, condicionando uma marcha só possível com o auxílio de canadianas.
Procedeu-se, num primeiro tempo cirúrgico, à implantação de uma prótese total autobloqueante cimentada na anca esquerda e, passados 2 meses, ao desbridamento intra-articular do joelho por via artroscópica.
Presentemente a doente deambula sem canadianas, apresenta uma anca e joelho indolores com mobilidades próximas da normalidade, manifestando um grau elevado de satisfação face ao resultado dos procedimentos cirúrgicos.
Como conclusão, importa dizer que, por um lado, apesar da idade jovem da doente só uma artroplastia da anca conduz a uma solução satisfatória e, por outro lado, o resultado alcançado pelo desbridamento do joelho por via artroscópica permite um ganho de tempo precioso, em relação à realização de uma eventual artroplastia total do joelho.
Description
Keywords
Artrite Reumatóide Juvenil Procedimentos Cirúrgicos Ortopédicos
Citation
Rev Port Reumatol Patol Osteo-articular. 2004; 1: 20-4