Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.4/1143
Título: Intoxicação Por Agonista Beta Adrenérgico
Outros títulos: Adrenergic Beta-Agonist Intoxication
Autor: Carrola, P
Devesa, N
Silva, JM
Ramos, F
Alexandrino, MB
Moura, JJ
Palavras-chave: Agonistas Adrenérgicos Beta
Intoxicação
Data: 2003
Editora: Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos
Citação: Acta Med Port. 2003;16(4): 275-78
Resumo: Os autores descrevem dois casos clínicos (pai e filha), que recorreram ao Serviço de Urgência com tremor das extremidades, ansiedade, palpitações, náuseas, cefaleias e tonturas, duas horas após ingestão de fígado de vaca. Analiticamente apresentavam leucocitose com neutrofilia, hipocaliémia e hiperglicémia. Após tratamento com potássio e.v. e propranolol, houve desaparecimento da sintomatologia no SU. Os sintomas reapareceram em casa, pois os doentes não tomaram a medicação prescrita, e persistiram durante cinco dias. A análise posterior do soro de ambos os doentes revelou presença de clembuterol (65,5 hg/ml no pai e 58 hg/ml na filha). O fígado do animal apresentava uma concentração de 1,42 mg/ kg. O clembuterol é um agonista β-adrenérgico pouco específico, com algumas indicações veterinárias. No entanto, este fármaco é usado ilegalmente como promotor do crescimento. Os autores pretendem deste modo alertar os médicos para este problema, nomeadamente aqueles que realizam Urgência Hospitalar.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.4/1143
Aparece nas colecções:MED - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Intoxicação Por Agonista Beta Adrenérgico.pdf101,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.